sábado, 27 de fevereiro de 2010

Trans-Europe Express!

Quem já passou dos "inta" sabe a importância que os anos 80 tiveram em nossa criação. Muitos dizem que é uma década de transição. Quantas coisas a gente presenciou, o nascimento de tanta coisa. Realmente foi a melhor década. Pra música nem tanto, foi um pouco estranho. No Brasil, foi o surgimento da maioria das bandas de rock e/ou pop rock. Bem, há quem vá concordar e quem vá discordar.


Mas não estou aqui pra relembrar os anos 80. E sim pra relembrá-los de um momento em específico dos anos 80. Estes que foram o auge de muitas propagandas na tv. Staroup, Conga, Mesbla. E pra mim a propaganda mais marcante da década. STARSAX. Alguém lembra do sapato STARSAX? E da propaganda? Do homem andando no trilho do trem? Mas alguém lembra da música que fazia parte da trilha sonora da propaganda? Estou falando de THE HALL OF MIRRORS da grande banda alemã KRAFTWERK, pioneira no uso de sintetizadores. É meu amigo, recordar é viver.


Somente na década de 70 eles lançaram 7 álbuns. Entre eles seu maior sucesso comercial de 1977: TRANS-EUROPE EXPRESS. Não é a toa que esse álbum é sempre lembrado como um dos maiores da história: 36° lugar entres os 100 na New Musical Express, 253º entre os 500 melhores da Rolling Stone, 56º entre os 100 da VH1. O disco é marcado pela grande influência de música clássica em suas melodias. As canções apresentadas são em geral, pops minimalistas de extremo bom gosto.


Neste disco, o grupo havia se recriado, principalmente devido ao uso de novas técnicas no uso de sequenciadores. Com quase 40 anos de carreira e muitos clássicos na bagagem, o grupo ainda conta com sua dupla fundadora. Foram também influência pra muitos artistas, entre eles Iggy Pop, David Bowie, Joy Division, New Order, Human League, Devo, Duran Duran além de ser importantíssimo para o surgimento de outros movimentos como o Hip-Hop, a House e a Eletro Music. Som espacial, viajante e de muita qualidade.


Um comentário:

  1. Salve!! Lembro bem dessa propaganda e foi através dela que conheci o Kraftwerk. Assim como uma propaganda de jeans (não lembro se era Levi´s) tocando I heard it throght the grapevine, entre outras. Boas lembranças.

    ResponderExcluir