quinta-feira, 22 de março de 2012

Black Album

(Dedicado a Maurício Vendruscolo e Ricardo Bellei, amigos de longa data)


Hoje vou falar de forma bem natural, que eu acho que é a melhor maneira de se escrever em um blog, contando a sua experiência com este ou aquele disco. E hoje eu vou falar de um dos discos que realmente mudaram o mundo, que foram um divisor de águas.

O ano era 1991 e ainda cursava o colegial. Nós eramos um grupo pequeno, não nos misturávamos muito com a galera mais "pop" do colégio, queríamos revolucionar o mundo, transpor barreiras e não ficar naquele modismo. A virada de década de 80 para 90 por si só já foi um grande feito para a música contemporânea. Michael Jackson tinha lançado o Dangerous e revolucionado a maneira de fazer video clips, com alta tecnologia. O Guns N' Roses tinha acabado de lançar os discos siameses USE YOUR ILLUSIONS. O GRUNGE tinha era o novo estilo que iria perpetuar nossas vidas durante um bom tempo, com o revolucionário NEVERMIND do NIRVANATEN do PEARL JAM e o BADMORTORFINGER do SOUNDGARDEN, tinha o BLOOD SUGAR SEX MAGIC da RED HOT CHILI PEPERS. Tinha também o ACHTUNG BABY do U2, NO MORE TEARS do OZZY, FEAR OF THE DARK, do IRON.

E teve aquele disco que transpos as barreiras do metal, de todo a maneira de tocar o rock. E eu falo do BLACK ALBUM do METALLICA. Aqui, eles obtiveram o posto de MAIOR BANDA DE ROCK DO MUNDO. Tem status de super produção, pois foi levado totalmente ao extremo e minimamente tratado por Bob Rock e Randy Staub (o engenheiro se som). Gravado em rolo de fita, o som é pesado, com crunch, é o som do Metallica.

Eu lembro até hoje o dia em que meu amigo falou que tinha comprado o Black Album. Eu não parava de ouvir, era voltar a agulha do prato de vinil e ouvir a toda nos Headphones. E, quando eu devolvi o disco, já tinha dado uma de esperto, tinha gravado uma fita K7, com direito a capa personalizada e tudo. Naquela época a gente se reunia um na casa do outro pra ouvir ficar imaginando que um dia teríamos uma banda e que iríamos mudar o mundo. Era engraçado.

Esse disco também mudou a postura musical do Metallica, pois neste disco tem a balada NOTHING ELSE MATTERS, provando que roqueiro sabe sim fazer balada e as mais belas canções. Ponto final!

É uma época que fica marcada na vida da gente, tenho certeza de que cada um tem a sua história. Pra conseguir TODOS estes disco aí em cima, deu falado. Era uma porrada de caro. Mas com o tempo, dedicação e paciêcia, todos estão ali na minha prateleira e volta e meia são ouvidos.

E você também é fã de Metallica? Então experimente.

Experimente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário