quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Night At The Opera

Quarto álbum da carreira, é considerado por muitos como uma obra-prima do Rock, e é sempre citado entre os melhores álbuns de Rock. Sua produção é reconhecida como uma das mais perfeitas da história da música. Todos os instrumentos foram gravados em estúdios separados. "Não é paranóia, é perfeccionismo" diria um reticente Freddie Mercury em 1975. O título do disco foi tirado de um filme dos irmãos Marx. Este álbum está entre os 200 álbuns definitivos no Rock And Roll Hall Of Fame.

A música de abertura, Dead on Two Legs tem como subtútlo "Dedicated to....". Na época, muitas pessoas ficaram curiosas e também furiosas. Afinal, quem seria tão digno(a) de ser homenageado(a) com a faixa de abertura do disco? E a resposta veio e tratava-se de Norman Sheffield, ex-empresário da banda. Isto porque, mesmo com três álbuns na bagagem (Queen, Queen II e Sheer Heart Attack), os integrantes do Queen ainda permaneciam na pior. Bem diferente de seu empresário, que foi demitido, mas ainda é lembrado até hoje graças a canção ("You're suck my blood like a leech / You break the law and you preach") ["Você suga meu sangue como uma sangessuga / Você quebra as leis que você mesmo prega"].



Todos os integrantes da banda fizeram canções para o álbum. John Deacon chegou tocando um piano Würlitzer e surpreendeu com a arrepiante You're My Best Friend, dedicada a sua esposa Veronica Tetzlaff. Roger Taylor apresentou a confessional I'm Love With My Car, como o próprio título já adianta, conta uma história de amor entre Taylor e seu carro.

Brian May colaborou com três composições: Prophet's Song, Sweet Lady e 39, que conta a história de um astronauta que sai em uma nave espacial a procura de novas terras. Ele ainda fez o arranjo para God Save The Queen, o hino da Inglaterra que, desde então, encerra absolutamente todos os shows do Queen.

Por fim, Freddie Mercury, além de compor uma das canções mais absurdamente legais e interessantes da música (Bohemian Rhapsody), que é considerado o clássico dos clássicos do Queen, também contribui com uma das mais belas baladas da história do Rock: Love Of  My Life, que conta ainda com acompanhamento de harpa tocada por Brian May. Ele ainda contribui com Lazy In A Sunday Afternoon e Seaside Rendezvouz. "Precisávamos de uma grande virada. Então apostamos tudo no álbum e talvez isso tenha sido uma das razões para lançar uma gravação tão ousada como single", disse Roger Taylor a respeito da música Bohemian Rhapsody, no documentário Classic Albums, dedicado à A Night At The Opera.

Bohemian Rhapsody é um épico com 6 minutos de duração e que demorou 70 horas (isso mesmo) para ser gravada. A canção foi considerada a melhor música de Rock de todos os tempos em uma recente enquete feita pela BBC de Londres e também ficou em primeiro lugar na parada de singles do Reino Unido por nove semanas.

Discaço do começo ao fim.

Experimente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário