quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Há 50 anos morria Hermann Hesse


Escritor publicou o clássico "Lobo da Estepe"

Há exatos 50 anos, em 9 de agosto de 1962, morria em decorrência de um derrame cerebral o escritor alemão Hermann Hesse. Nascido em uma família religiosa, filho de missionários protestantes pregadores do cristianismo na Índia, desde muito jovem demonstrou sua paixão pelos livros. Autodidata, resolve dedicar-se à literatura, emigrando para a Suíça em 1912, onde trabalhou como livreiro e operário.

Duas influências foram decisivas no desenvolvimento da obra literária do Hesse: - a espiritualidade oriental e psicanálise. A partir de uma viagem à índia em 1911 aproximou-se das doutrinas orientais, e por meio de um discípulo de Carl Gustav Jung, descobriu a psicanálise.


Escreveu mais de 30 livros, entre eles “Knulp”, “O Lobo da Estepe”, ”Sidarta”, “Gertrud”, “Viagem ao Oriente”, “Narciso e Goldmund”, entre outros. Em 1946 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Durante os últimos vinte anos de sua vida, Hesse escreveu muitos contos, principalmente lembranças de sua infância, além de dedicar-se a poesia.



Um de seus livros mais famosos - "O Lobo da estepe" - inspirou o nome de uma expressiva banda de rock dos anos 60/70 - o Steppenwolf, do vocalista John Kay), e em 1974 - a publicação também ganhou uma versão cinematográfica com Max Von Sydon (O Exorcista.


Fonte: Márcio Grings


Nenhum comentário:

Postar um comentário