quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Abbey Road



Hoje faz 43 anos que Abbey Road, o último disco dos Beatles a ser lançado e também marcou o retorno dos Fab Four ao místico estúdio em que eles ficaram eternamente conhecidos. A importância dos Beatles e de Abbey Road é uma coisa que vai além da imaginação de qualquer ser humano. O disco é uma obra-prima, uma ode ao bom gosto, enfim, fecha com chave de ouro uma fase extremamente importante para o mundo da música, do rock, da moda, da cultura, dos negócios, do marketing, de tudo.

Abbey Road já era o registro de uma banda extremamente evoluída, mas não passava de uma compilação de fragmentos de uma ruína. Claro que se você entrar na atmosfera diversificada do álbum, nem vai perceber que houve uma série de discussões e conflitos.

É nesse disco que fica evidente que George Harrison é um grande músico, compositor e grande pessoa. Something e Here Comes The Sun são duas das melhores canções de amor já escritas até hoje. A mini-ópera-rock que ocupava um lado B inteiro, com diversas músicas que ao fim tornam-se uma só. Isso sem falar de Oh! Darling, com Paul McCartney rasgando o vocal. Aqui eu quero abrir um parênteses e falar com músicos. 

Eu sou baixista, então nem preciso falar da importância que Sir Paul McCartney tem sobre meu estilo de tocar. Mas o que eu quero dizer é que Oh! Darling é algo surreal, surpreendente. Digo isso porque, toda vez que eu ouço a música e presto atenção na linha de baixo, cada vez mais tenho pra mim que, quando Paul McCartney compôs a música, se inspirou em uma Valsa, tamanha é a coincidência da linha de baixo. 

Tá difícil de entender? Então faz o seguinte. Coloque a música nos headphones em volume alto. Feche os olhos e preste atenção nas linhas de baixo. Você vai imaginar que ela "dança" uma valsa. E a mão direita de Sir Paul é o dançarino e as cordas de baixo é o tablado. Mais ou menos por aí. 

Bem, 43 anos já se passaram e tenho certeza que muitos 43 virão pela frente. E a importância que este disco ainda terá não podemos prever. Mas arrisco-me a dizer que vai ser grande ainda.

Depois disso, eles seguiram seus caminhos. Mas o mundo nunca mais foi o mesmo. Porque eles foram os melhores em tudo. Em TUDO!



Experimente Abbey Road:

Nenhum comentário:

Postar um comentário