quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrevista Trem Fantasma


Recentemente conduzi uma entrevista com Marcos Dank, guitarrista e vocalista da banda TREM FANTASMA que participou da final do concurso Som Pra Todos, onde a banda vencedora tocaria no festival Planeta Terra. Confira abaixo como foi este bate-papo, muito legal. 



Aumenta - Pra começar, me conte a história da banda, como começou, porque você foi morar em Curitiba/PR, como vocês se conheceram.

MD - A história do Trem é a seguinte. Eram um trio quando os conheci, todos instrumentistas muito bons. Conheci eles pela internet e comecei a trocar figurinhas com o Yuri (baterista). E agilizei dois shows na minha cidade natal (Francisco Beltrão) e na cidade vizinha (Pato Branco), pra minha banda antiga chamada Rafaela e Seus Amores (N. do E.: Se não foi a primeira, foi uma das pioneiras em ter uma integrante e era a Rafaela, que foi baixista da banda) e para o Trem, isso sem conhecê-los pessoalmente. Quando os conheci, de cara nos demos muito bem. Fizemos dois shows juntos, fizemos jams nos shows e nos identificamos muito musicalmente. Logo depois disso me surpreendi com uma frase do Rayman (baixista e vocalista) que foi a seguinte: "- Se um dia alguém tiver que entrar no Trem vai ser você." Eu já vinha fazendo planos de vir morar em Curitiba para estudar Música e isso só me fez ficar com mais vontade ainda de estar aqui e não deu outra. Em maio de 2010 eu fiz as malas e vim morar em Curitiba para estudar Música na UFPR e tocar com esses caras. Logo de cara o show de estréia foi no Teatro Guairinha lotado (pensa só no nervosismo). 



Aumenta - Vocês já tocaram fora do Paraná?

MD - Depois de tocarmos no Teatro Guairinha, continuamos fazendo shows por Curitiba e no interior do Paraná. Fora do Paraná tocamos em São Paulo (Capital), Rio Negrinho no festival Psicodália, em Joinville e Porto Alegre e continuamos buscando cidades novas pra levar o nosso som.

Aumenta - Quais as influências da banda?

MD - As influências do Trem são mais de rock sessentista e setentista como Cream, Led Zeppelin, The Who, Beatles, Stones, Mutantes, Neil Young etc. Porém temos algumas influências mais atuais também como Supergrass, Raconteurs e Tame Impala.

Aumenta - Como foi gravar o clipe (teve ajuda de alguém, alguma gravadora ou foi feito por vocês)?

MD - O nosso novo clipe foi prêmio de um concurso de bandas que aconteceu no ano passado, chamado Klein Rock Contest. Fomos os vencedores desse concurso. Esse clipe também nos levou recentemente a São Paulo disputar a final de outro Concurso, o Som Pra Todos realizado pelo festival Planeta Terra e pela Deck Disc, a banda vencedora abriria a programação do Terra, mas dessa vez nós não fomos os vencedores. O clipe foi gravado pela produtora Asteróide Filmes, que gravou também os clipes do Sabonetes. A Produtora super competente e o pessoal é super parceiro. 



Aumenta - Como é ser independente nesse país, dá pra sobreviver SÓ da música?

MD - Ser uma banda independente no Brasil não é nada fácil, tem muita gente que reclama que não tem espaço, mas também não vai atrás de espaço, não faz nada pra isso. Ficar sentado em casa coçando a pança não vai te levar a lugar nenhum. Hoje em dia se quer ser independente tem que meter a cara e fazer acontecer.Se dá pra sobreviver SÓ da música? Com o Trem a gente não tem essa pretensão, (inclusive temos uma música que fala sobre isso chamada "Nenhuma Pretensão") talvez seja por isso que esteja dando certo, por não nos preocupamos em agradar todo mundo. Primeiro nos preocupamos em agradar a nós mesmos, pois fazendo assim, temos a certeza de que outras pessoas irão gostar, talvez esse seja o grande segredo.

Aumenta - Com a participação no concurso Som Pra Todos, vocês começaram a ganhar espaço em outros blogs e sites, tais como o Tenho Mais Discos Que Amigos, como vocês veem essa exposição?

MD - O lançamento do clipe e estar entre as 3 bandas independentes finalistas do festival Som pra todos, nos deu uma boa exposição, a gente vê isso como uma evolução natural de quem está batalhando há tempos pra fazer o rock acontecer e parte dessa exposição se deve às redes sociais. 

 



Aumenta - Quais são os projetos para 2013?

MD - Para 2013 temos mais um clipe engatilhado, de uma canção chamada "Casmurro" e quem sabe a gravação de um CD. 

Aumenta - Deixe uma mensagem para os fãs da Trem Fantasma.

MD - Pra quem curte o Trem, fica ligado na nossa página no Facebook e no nosso Twitter, porque o rock não pára. 

Aumenta - Marcos, muito obrigado pela entrevista, muito sucesso pra banda em 2013, e saiba que a Trem Fantasma pode contar com o Aumenta sempre que quiser. Espero o lançamento do CD por aqui hein?

MD - Valeu bicho! Tamo junto Brôde! Abração!

http://www.myspace.com/tremfantasma

www.facebook.com/tremfantasma

https://twitter.com/TremFantasma

Curta abaixo o clip da Trem Fantasma - Nunca Se Sabe


Nenhum comentário:

Postar um comentário