quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nando Reis - Sei


Nando Reis é um dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira) na atualidade. E quando eu falo em MPB, incluo o Pop Rock Nacional também, afinal, não estou falando de um estilo mas sim de MÚSICA no âmbito geral.

E acompanhado pela banda OS INFERNAIS, ele acaba de lançar SEI seu 10º disco solo. Um nome curto e grosso, que condiz com a sonoridade de algumas faixas do álbum, que estão mais cruas e diretas, mais rock n' roll. E isso tudo porque a produção ficou a encargo de nada mais nada menos que Jack Endino, aquele que produziu Nevermind do Nirvana, entre tantos outros, incluindo Titanomaquia dos Titãs (o melhor).

Mas tem mais um detalhe que não pode passar em branco aqui. O disco é totalmente independente, e Nando tirou proveito de sua autonomia de forma ousada: disponibilizou Sei na íntegra em seu site oficial e ainda pediu para os fãs determinarem o preço da obra. O valor final será calculado com base no julgamento dos internautas. Ideia muito legal e vanguardista, que já está dando certo.

O disco é muito legal, bem ao estilo Nando Reis. "Pré-sal" tem uma pegada rock n' roll, com uma letra sem refrão, complexa e misteriosa. Típico. Chamo atenção para "Eu & a Bispa". Há quem vá dizer que é uma crítica a Igreja Universal ou ainda a gravadora Universal, que não quis renovar o contrato com o músico antes dele optar pela independência. A letra "Nem a punheta fode pelo pau que não fode a buceta" mostra o lado "na lata"de Nando Reis.

Jack Endino fez um excelente trabalho junto com Nando Reis. O disco agradará gregos e troianos, românticos e roqueiros. A independência dos artistas mostra que os artistas podem ter mais liberdade para fazer o que bem entenderem e da maneira como bem entenderem, sem depender de gravadoras ditando as regras. Encurta a distância artista/fã e só agrega valor pra carreira do artista.

Já tem tempos que eu sou fã de Nando Reis e, como eu disse acima, é hoje um dos senão O nome mais expressivo da MPB atual. Entre no site, confira, ouça, compre o disco. Pague o preço justo, não o calhamaço de impostos que as gravadoras impõe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário