quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Curiosidade: O dia em que Paul McCartney morreu.


Reza a lenda que, no auge dos Beatles, em 1966, Paul McCartney foi tragicamente decapitado em um acidente de carro no interior da Inglaterra.

Para abafar o caso, não chocar o mundo e ainda salvar os Beatles de um final prematuro, executivos das gravadoras Capitol Records e EMI deram uma "sumida" com a banda, esfriaram suas atividades e arranjaram um sujeito parecidíssimo com Paul, um tal de William Campbell, que não fazia muito tempo havia ganhado um concurso de sósias qualquer dos Beatles. E a vida voltou ao "normal". Inconformado com a farsa, John Lennon nunca engoliu a história. E passou a espalhar pistas da morte do parceiro pelas famosas capas dos álbuns lançados pelos Beatles.

Três anos depois, a morte de Paul "vazou" nos Estado Unidos, espalhada por um DJ de uma rádio da cidade de Detroit. Russel Gibb soltou a bomba dizendo que tinha fontes seguras e de dentro da indústria musical. E o caso, fato ou ficção, entre os beatlemaníacos ou não, virou obsessão.

Entra as muitas obras geradas pelo rumor, uma das mais bacanas é o filme alemão Paul Is Dead, que passou na Mostra Internacional de São Paulo em 2000. O diretor Hendrik Handloegten, tomando como verdade a conspiração pop mais famosa do mundo, ambientou a ação num bairro de periferia de Berlim, quando um menino de 12 anos, fã dos Beatles, descobre a "morte" de Paul e passa a ver pistas da farsa por todos os lugares. A trama se passa em 1980. Por quê? Porque foi o ano do assassinato de John Lennon.

No blog O Baú do Edu, o mais completo em se tratando de Beatels, além de toda a lenda, tem uma historinha de ficção muito legal chamada Eu Fui o Primeiro e Único Billy Shears, que conta a "verdadeira história de William Campbell, escrita por Edmundo Macalé. 


Existe ainda um DVD de um documentário absurdo dirigido por um tal de Joel Gilbert de uma tal Highway 61 Entertaiment. Chamas "The Last Testament Of George Harrison", onde a voz de um suposto George Harrison conta toda a história da conspiração dos Beatles para esconder a suposta morte de Paul McCartney. Confiram o trailer abaixo:


A verdade é que este é o boato mais famoso do mundo da música. Você acredita se quiser. Pra terminar, que tal um pouco de Paul McCartney pra alegrar a tarde?


Nenhum comentário:

Postar um comentário