segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Echoes - Pink Floyd

Uma matéria muito legal e curiosa ao mesmo tempo, publicada na Collector' Room onde o colunista Raul Ramone falando sobre o disco Meedle do Pink Floyd. Mas vou me ater a música mais legal do disco, a Echoes.

Com mais ou menos 23 minutos de duração, a canção foi apresentada ao público pela primeira vez em um evento no Crystal Palace Garden sob o nome de "Return of the Sun of Nothing", com referências a histórias em quadrinhos e sequências de filmes que seguiam a linha de Godzila. Tudo isso se transformou em "Echoes" mais ou menos seis meses depois, como uma homenagem ao compositor minimalista Terry Riley.


Rick Wright apresentou uma sequência de acordes no teclado e Roger Waters teve a ideia de gravá-la usando um microfone conectado a um alto falante Leslie, que criou um efeito de redemoinho.

Uma das passagens mais perturbadoras da faixa são os gritos das gaivotas que, segundo Richard Wright, nada mais é do que o pedal wah wah de David Gilmour ligado de trás para frente. A confusão teria sido causada por um roadie do grupo, que sem querer acabou criando uma enorme parede de feedback para a guitarra de Gilmour, que aprovou o resultado e explorou ao máximo o novo som de seu equipamento.

No universo cinematográfico, vale mencionar a sequência final de Crystal Voyager, com filmagens submarinas captadas por George Greenough, que usou uma câmera amarrada em suas costas.A edição final das imagens foram feitas em slow motion para acompanhar os 23 minutos da canção. A banda autorizou o uso da música no filme desde que utilizá-las em seus shows. Valeu a pena.

Em 24 de agosto do ano 79 dc, o vulcão Vesúvio entrou em erupção e destruiu a cidade de Pompéia. Aproximadamente 1.900 anos depois, o Pink Floyd foi até um anfiteatro do local para gravar o filme Live at Pompeii que, entre outras canções, teve "Echoes" dividida em duas partes. Destaque para a performance de Nick Mason.


Existe uma lenda sobre a suposta sincronia entre a música e 2001 - Uma Odisseia no Espaço, filme de Stanley Kubrick. A história teria começado em 1968 (três anos antes da música ser lançada) quando Kubrick pediu a Roger Waters que criasse um tema para seu novo filme. O músico acabou negando o pedido do cineasta, pois não queria ver a imagem de sua banda associada ao chamado Space Rock.

Após assistir ao filme, Waters teria se arrependido profundamente de não participar da trilha de 2001. Para compensar, compôs uma música com arranjos ajustados às cenas do capítulo Júpiter e Além (inclusive na duração). Essa é uma das teorias em torno da criação de "Echoes". Assistam e tirem suas próprias conclusões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário