segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os 17 anos de "Wonderwall"

Via Move That Jukebox (Raul Ramone)


Antes que qualquer coisa, aprendam: "Wonderwall" não foi composta para Meg Mathews, na época namorada e futura esposa de Noel Gallagher. O próprio músico declarou, alguns anos depois (já divorciado de Mathews) que essa idéia que todos tinham sobre o suposto significado da canção foi praticamente arrancada pela imprensa ("E como você vai contar à sua dona que [a música] não é sobre ela, uma vez que ela a leu? É sobre um amigo imaginário que virá salvá-lo de si mesmo").

Musicalmente falando (essa sempre é a melhor parte dos especiais), "Wonderwall" foi criada a partir do álbum Wonderwall Music, o primeiro trabalho solo de George Harrison (ainda integrante dos Beatles), totalmente voltado para o filme Wonderwall - from Psychedelia to Surrealism. O roteiro é tão maluco quanto a trilha sonora, e conta a história de uma garota (Jane Birkin) que tem um vizinho fascinado por ela, chegando a construir muros para poder espioná-la (daí o título Wonderwall).


Com um pouco de paciência, você pode escutar essa psicodelia no link abaixo do trailer.




O que poucos sabem é que "Wonderwall", o primeiro single do Oasis lançado nos EUA, inicialmente se chamava "Whishing Stone". Só não me pergunte o porquê. A arte da capa do disquinho também é bem estilosa (claro, eles tem muito bom gosto!), com uma imagem inspirada no surrealista Rene Margritte e clicada em Primrose Hill, noroeste de Londres. A mão que segura a moldura é do diretor Brian Cannon e a garota (na época uma empregada da Creation Records) se chama Anita Heryet. Ela pode não ter tido a mesma sorte de Peter Rowen, mas entrou para a história mesmo assim, graças a um grade single.


Além de ser a terceira faixa do álbum (What's The Story) Morning Glory, parte de "Wonderwall" também abre o disco, com seu riff acústico sendo tocado antes da explosiva "Hello".

"Wonderwall" completou 17 anos de lançamento no último dia 30  e, depois de toda essa historinha contada acima (valeu mesmo Raul Ramone), o melhor a fazer é ouvir a música. Então, parafraseando Raul, Aumenta (Que Isso Aí É Rock N' Roll!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário