quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Rolling Stones: sai no Brasil a autobiografia de Ron Wood


Em 2007, a editora britânica McMillan publicou na Inglaterra a autobiografia de Ron Wood, ou seja, o livro saiu praticamente três anos antes de "Vida", o celebrado livro de memórias de Keith Richards. E ele acaba de ser lançado no Brasil. Apesar do delay, corra até a livraria mais próxima e garanta seu exemplar do livro de Ronnie. Com meia década de atraso (antes tarde do que nunca), Ron Wood - A Autobiografia de um Rolling Stone, 382 páginas, editora Generale, não passa longe do livro de Keith, e é item obrigatório para qualquer fã dos Rolling Stones ou apreciador de rock.

O inglês conta a história de sua família, o relacionamento com seus irmãos músicos, fala da morte trágica da primeira namorada, e relata muitos detalhes sobre os dias iniciais da cena britânica dos anos 1960, onde o blues e o rock ditavam as noites nos pubs londrinos.


Detalhes sobre o Jeff Beck Group, banda onde atuou como baixista, a vida no Faces, grupo que trabalhou ao lado do amigo Rod Stewart, a entrada nos Stones, as loucuras e quebradeiras dos quartos de hotel, os excessos com álcool e drogas, a relação estreita com traficantes e delinquentes, entre outros tantos temas, são dissecados com extrema sinceridade.

É claro - a amizade com Keith Richards e a vida como um dos Rolling Stones tomam conta da maior parte do livro. Ele confidencia detalhes do backstage das turnês, explica como são montados os setlists e disseca a parafernália e os números que fazer dos Stones a maior banda do planeta. Além disso, há muito humor no relato de suas memórias, inclusive quando Ronnie conta como conseguiu perder sua fortuna várias vezes e a forma como reverteu o jogo através do seu trabalho. A carreira como artista plástico também é abordada com detalhes, além de podermos conferir mais de 30 ilustrações do protagonista.


Pena o livro ter sido concluído em 2007, pois a vida amorosa do Stone pegou fogo logo após a conclusão do tomo. Nos últimos cinco ou seis anos, Wood namorou com a modelo brasileira Ana Araújo por quase dois anos. Porém, terminou com ela para ficar com Nicola Sargent, de 25. Antes ele tinha largado a modelo Jo Wood, com quem foi casado por 23 anos, para ficar com uma garçonete russa. No último dia 21, o guitarrista, que está com 65 anos, disse sim para sua namorada Sally Humphreys, de 34, e juntou os trapos com a garota com quem namorou apenas seis meses.

Quer mais? O livro revela muita coisa que rolou antes disso. E o lance musical, que é o que realmente interessa, tem conteúdo de sobra nas páginas de sua autobiografia. Item indispensável.

Via Márcio Grings



Nenhum comentário:

Postar um comentário