sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fleetwood Mac - Rumours (1977) [Reissue]



Rumours, lançado em 04 de fevereiro de 1977, é o décimo primeiro álbum dos britânicos do Fleetwood Mac. Gravado na Califórnia durante o ano de 1976, teve a produção de Ken Caillat e Dashut Richard, e foi lançado pela Warner Bros Records. 

Rumours é o álbum mais bem sucedido da banda, com grandes clássicos como "Go Your Own Way", "Dreams", "You Make Loving Fun" e "Don't Stop". O disco ganhou o Grammy Award e vendeu mais de 40 milhões de cópias.

A banda queria repetir o sucesso comercial de seu disco anterior, Fleetwood Mac, de 1975. Acontece que brigas internas estavam atrapalhando a banda, antes mesmo da gravação começar. Vamos aos fatos: a esposa do baterista Mick Fleetwood o traiu com seu melhor amigo, e o casal Lindsey Buckingham e Stevie Nicks finalmente decidiram separar-se antes destas sessões de gravação, assim como o casal de longa data  Bob McVie e a esposa Christine estavam passando por um tumultuado divórcio.No entanto, apesar de todos esses relacionamentos tumultuosos, a música sobreviveu. 


Isto tudo refletiu-se nas letras. Todas as canções de Rumours destacam os conflitos  pessoais e, muitas vezes, relacionamentos conturbados. Em "You Make Loving Fun", Christine McVie fala sobre o namorado, o diretor de iluminação da banda, depois da separação de John. "Dreams" detalha um rompimento amoroso, mas que transmite uma mensagem de esperança. Já em "Go Your Own Way", composta por Buckingham, tem uma visão mais pessimista, trás a angústia de estar perdendo a pessoa que ama e que, infelizmente, não há mais nada a se fazer, apenas deixar que ela siga o seu caminho. Apesar das inúmeras desavenças, os cinco músicos da banda conseguiram trabalhar juntos na composição de uma canção, a irônica "The Chain", a única na história da banda em que todos compartilham a autoria.

Mesmo com algumas críticas, por ter abandonado o blues característico e ter se tornado mais pop, Rumours é realmente um divisou de águas para o Fleetwood Mac e um excelente disco. No ano de seu lançamento ficou 31 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso, consagrou alguns hits, além de ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com mais de 40 milhões de cópias espalhadas pelo mundo. Diante de tantos problemas, o que poderia vir a ser um fiasco se transformou em uma obra-prima e, certamente, é um álbum obrigatório para quem gosta de música.

Ano passado o disco fez 35 anos e, para comemorar foi lançado uma reedição comemorativa, que pode ser encontrada no iTunes e em outros sites de venda



Nenhum comentário:

Postar um comentário