quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Qualquer semelhança...


Mais uma da série qualquer semelhança é uma mera coincidência. Desta vez, destaque para a canção "Chaffeaur" de uma extinta banda dos anos 70 chamada Black Cat Bones.

A banda Black Cat Bones lançou um único disco, chamado Barbed Wire Sandwich em 1969. A formação da banda contava com Paul Kossoff (guitarras) e Simon Kirke (bateria) [que mais tarde formariam a banda Free] e Rod Price, substituto de Kossoff, que faria história nos anos 70 com a banda Foghat.

Entre as músicas gravada, uma chama a atenção: "Chaffeaur". Isto porque ela soa muito semalhante a "You Shook Me" do Led Zeppelin. Vamos ouví-las:

Black Cat Bones - Chaffeaur


Led Zeppelin - You Shook Me


Vamos ao fatos. É de conhecimento de todos que o Led Zeppelin sempre foi acusado de plagiar ou "roubar" estrofes, riffs ou mesmo a música inteira de determinados artistas (clique aqui e veja um post sobre The Lemon Song). O que não quer dizer nada pois, junto com os Beatles, formam só as duas bandas mais importantes de toda a história do mundo da música. E os Beatles também roubavam (historinha que fica pra outro post).

Pois bem. Antes de existir a Led Zeppelin, Jimmy Page, extraordinário guitarrista e business man, prestava os seus dotes a outra banda inglesa, chamada Yardbirds. Por ali já passaram Eric Clapton e Jeff Beck. Este último, saiu da Yardbirds para ceder o lugar a Jimmy Page. E, logo em seguida, continuou prestando seus conhecimentos ao mundo da música com a Jeff Beck Group que, além do próprio, ainda tinha Rod Stewart (vocais), Ron Wood (Rolling Stones, The Faces no baixo) e Ansley Dunbar (UFO, David Bowie, Whitesnake, Lou Reed, Frank Zappa, Michael Schencker e até Jimi Hendrix, na bateria). Com essa formação gravaram o excelente disco Truth, lançado em 1968, 1 ano antes do primeiro disco do Led Zeppelin. E neste disco contava a primeira gravação da música "You Shook Me". Confira abaixo:

Jeff Beck Group - You Shook Me


Vamos aos fatos: You Shook Me é uma canção composta por Willie Dixon e JB Lenoir e gravada pela primeira vez somente como música instrumental por Earl Hooker e, mais tarde em 1962, teve os vocais gravados e ficou imortalizada na voz de Muddy Waters. Ouça abaixo:

Muddy Waters - You Shook Me


Outra coincidência na canção do Led Zeppelin é quando é cantado "I have a bird that whistles, and I have birds that sing", que foi "chupada" (digamos assim) de outro cantor de blues, Robert Johnson e a música "Stones In My Passway", onde ele canta "I have a bird to whistle, and I have a bird to sing". Ouça-a abaixo:

Robert Johnson - Stones In My Passway


O fato é que, tanto "You Shook Me" quanto "Chaffeaur" são músicas legais, que fazem a nossa imaginação borbulhar ao ouvir as coincidências. Ouça e comprove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário