quarta-feira, 13 de março de 2013

Velvet Underground & Nico, 46 anos.


Lançado no dia 12 de março de 1967, o disco "The Velvet Underground & Nico", mais conhecido como disco da "banana", no auge do movimento hippie e rock psicodélico. Por toda a América e pelo mundo, jovens anda de bata, cultivam paz e amor, tomam LSD, fumam maconha, tudo ao embalo de bandas como Grateful Dead, Jefferson Airplane, Love, Jimi Hendrix Experience, The Doors, Mamas and the Papas, além de Bob Dylan, The Beatles, Rolling Stones, etc. 

Agora imagine uma versão  totalmente radical disso: uma banda em que os músicos, principalmente seu líder, compõem uma ode à heroína, arrancam sons horripilantes de suas guitarras, a ponto de espantar qualquer engenheiro de som do estúdio, e letras que falam de sadomasoquismo, drogas, sexo, submundo, caos e homossexualidade. Acrescente a isso, turnês em pequenas casas de shows, com performances esquisitas, uma deslumbrante cantora húngara com um forte sotaque e tudo isso dirigido por Andy Warhol. Só poderia acontecer em Nova York. Só poderia ser um fracasso de venda. Só poderia causar escândalo. Mas o que ninguém previu na época, é que esse grupo se tornaria um dos mais importantes, expressivos e influentes de todos os tempos. O nome? Velvet Underground. Sabe de onde foi tirado o nome? De um livro underground pornô.


Durante uma entrevista nos anos 80,  um repórter perguntou cuidadosamente para Lou Reed (que tinha fama de ser agressivo com a mídia), "qual seria a definição sobre o primeiro álbum do Velvet?". Lou nem pestanejou: "é simplesmente o mais importante disco da história do rock". Desconcertado com a resposta, o repórter tentou argumentar se não seria o Sgt. Peppers dos Beatles. Lou não perdeu a calma e fulminou: "eu disse o mais importante e não o que mais vendeu. Se não está convencido, pergunte para essa nova geração de onde eles tiram esse som". Pretensioso?

O disco foi a maior influência para um certo movimento que surgiria no final dos anos 70, o Punk. Isso se esquecermos o impacto que causou em alguns dos seus contemporâneos, como David Bowie e Iggy Pop. E hoje, 46 anos depois, continua sendo uma peça indispensável pra você que deseja entender um pouco mais sobre os loucos anos 60. No mesmo ano, além do Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, ainda seriam lançados "The Piper At The Gates Of Down", do Pink Floyd, "Are You Experienced?" do Jimi Hendrix, "The Doors" do The Doors, só para citar alguns.

Abaixo, o disco na íntegra. Curte aí! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário