terça-feira, 30 de abril de 2013

Indústria Musical: 40 anos em gráficos e discos mais vendidos


Olha só que matéria legal feita pelos amigos do TMDQA. Um apanhado geral sobre tudo que aconteceu nos últimos anos da indústria musical, de modo geral. Pensando em como essa indústria se transformou durante esses 40 anos (LP, K7, 8-Track, single em vinil, CD, single em K7, single em CD, DVD, até chegar  nos moldes atuais), o Digital Music News elaborou um gif com gráficos das receitas da Recording Industry Association Of America (RIAA) que mostram a supremacia do LP em determinado período, o do K7 em outro, o surgimento do CD e se quase esmagamento de vendas em relação aos outros formatos e atual situação de mercado com dezenas de opções de se consumir música, com o download de álbuns e singles dominando.

Em 2011, o mesmo site já havia feito um gif com as mudanças de 1980 a 2010. Mas e qual é então o motivo da capa de Thriller, do Michael Jackson, no começo desta publicação? Simples. O disco vendeu entre 51 e 65 milhões de cópias em todo o mundo e é o mais vendido de todos os tempos.

E é aí que os brothers do TMDQA entram. Além dos gráficos, eles adicionaram em suas páginas o disco mais vendido daquele ano. Assim como os dados das porcentagens dos formatos mais vendidos, que são dos EUA, bem como os álbuns, com informações da Billboard e do Nielsen SoundScan.

E tá bem legal mesmo, tem Elton John (duas vezes), Fleetwood Mac, Bee Gees, Asia, o próprio rei do pop, (duas vezes também), Bon Jovi, Spice Girls, Linkin Park, Eminem (duas vezes) e algumas trilhas sonoras.

Então, clique neste link aqui da TMDQA, que ficou muito boa a matéria. Aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário