segunda-feira, 29 de abril de 2013

Laranja Mecânica


Que este filme é um clássico, disso ninguém duvida. Em comemoração aos 40 anos do lançamento do filme, em 2011 ele ganhou uma restauração em digital 4K e teve sua primeira exibição pública no Festival de Cannes, naquele ano. De lá pra cá, circulou por festivais e ganhou uma edição em Blu-Ray.

Neste final de semana, fomos procurar um filme para assistirmos. De repente, me deparo com o Blu-Ray de Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, título original). Nem pensamos duas vezes e levamos para casa para assistir. Eu já havia visto o filme a muitos anos atrás, mas a experiência que eu tive esse final de semana foi muito reveladora. Depois de ler um sem número de críticas sobre o filme, minha visão sobre este clássico mudou. Entendi vários aspectos do filme que gerou uma discussão muito positiva.


E, pesquisando um pouco mais, principalmente em sites de cinema, me deparei com algumas curiosidades sobre o filme, que eu havia notado somente agora, depois de tanto tempo. Aí você deve estar se perguntando o porque. Assim como a música, às vezes leva tempo para você se acostumar e até entender a mensagem que nos é transmitida. E, muitas vezes, só a experiência e o conhecimento, é que irão levar a total  compreensão daquilo.

Então, com informações do site Omelete, o mais completo em se tratando de cinema, resolvi postar 10 curiosidades sobre o longa, já que estou no clima "leite-com". Segue abaixo:

1 - Desesperado por dinheiro, Anthony Burgess vendeu os direitos de adaptação ao cinema de Laranja Mecânica para Mick Jagger, por módicos US$ 500,00. O músico planejava fazer o filme tendo os Rolling Stones como os droogs, mas acabou revendendo os direitos por uma quantia muito maior.


2 - O Korova Milk Bar foi o único set construído especialmente para o filme. Foi batizado pela palavra russa para vaca e suas esculturas foram baseadas no trabalho do escultor Allen Jones (em uma das pinturas na parede apareceria novamente em O Iluminado, 1980). Stanley Kubrick fez com que os dispensers de leite fossem esvaziados, lavados e reabastecidos a cada hora, pois o leite coalhava sob as luzes do estúdio.


3 - Alex cantar "Singin In The Rain" enquanto ataca o escritor e sua esposa não estava no roteiro. Kubrick passou quatro dias experimentando com a cena, pois a julgava muito convencional. Eventualmente, pediu a Malcolm McDowell se ele poderia dançar. Eles fizeram a cena novamente, desta vez com McDowell cantando e dançando a única música que ele conseguiria lembrar na hora. Kubrick ficou tão impressionado que logo comprou os direitos do tema de Cantando Na Chuva por US$ 10 mil. Quando McDowell encontrou Gene Kelly em uma festa anos depois, o ator veterano se retirou indignado, Kelly teria ficado profundamente decepcionado com a forma como sua versão de "Singing In The Rain" foi usada em Laranja Mecânica.


4 - Kubrick pediu ao Pink Floyd para usar "Atom Heart Mother", faixa que abre o álbum homônimo da banda na trilha sonora. Porém, como o diretor queria uso ilimitado da composição, a banda reiterou a proposta. Quando Alex visita a loja de discos, é possível ver nas prateleiras a trilha de 2001 - Uma Odisseia No Espaço e Atom Heart Mother. Outros discos visíveis na loja são "Lorca" de Tim Buckley, "As Your Mind Files" do Rare Bird, "Deja Vu" de Crosby, Stills, Nash & Young, "The Transfiguration Of Blind Joe Death" de John Fahey, "Magical Mistery Tour" dos Beatles, "After The Gold Rush" de Neil Young, "The Chicago Transit Authority" do Chicago e "In The Summertime" de Mungo Jerry.


5 - Apesar de interpretar um adolescente de 15 anos (17 na última parte), Malcolm McDowell tinha 27 anos na época das filmagens. A língua falada por Alex e seu droogs é o Nadsat, ma mistura de inglês, russo e gírias londrinas.


6 - O médico que acompanha Alex enquanto ele é forçado a assistir filmes violentos, é um médico de verdade, presente para assegurar que os olhos de McDowell não secassem. Seus olhos foram anestesiados para que as cenas de tortura fossem filmadas sem tanto desconforto. Ainda assim, suas córneas foram arranhadas pelos grampos de metal.


7 - A acelerada cena de sexo foi filmada em um único take de 28 minutos. Já a cena final do filme foi concluída depois de 74 tentativas.


8 - Na cena em que Alex fala com o padre sobre a terapia Ludovico, é possível ver os prisioneiros marchando em círculo no pátio. A cena recria uma pintura de Vincent Van Gogh, Prisioneiros Exercitando (1890).


9 - Enquanto gravava a narração em off do filme, em um simples gravador operado pelo prórpio Kubrick, Malcolm McDowell precisava de paradas de descanso. Para satisfazer o ator, e possivelmente para tentar conseguir uma narração melhor, Kubrick e McDowell jogavam tênis de mesa. O ator depois descobriria que as horas passadas entre as partidas, das quais Kubrick nunca saiu como vencedor, foram descontadas do seu salário.


10 - O primeiro corte do filme tinha quatro horas de duração. Mais tarde, Kubrick mandou seu assistente destruir todo o material descartado.


Claro que ainda existem muitas outras curiosidades, apenas listamos 10 aqui. Fica a dica para você assistir, prestar atenção e pesquisar mais. Assim como ouvir e procurar a relação dos discos na trilha. Fica a dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário