quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oasis: Os 20 maiores B-Sides da banda

Para comemorar o aniversário de 46 anos de Noel Gallagher, a NME publicou uma matéria muito legal, sobre os 20 maiores B-Sides (lado B) de compactos lançados pela banda dos irmãos Gallagher.

Veja abaixo como foram os singles, com links para ouvir e acompanhar as letras e suas respectivas capas. Muito legal.

01 - Em 1994, o single "Shakermaker" tinha "D'Yer Wanna Be Spaceman?"



02 - "Take Me Away" - B-Side de "Supersonic" (1994). O Oasis ficaram famosos por seus lados-B. No começo, eram as músicas cantadas por Noel. Atrás de um certo tom de arrogância em Supersonic, temos o lado B com a balada Take Me Away.


03 - "Cloudburst" - B-Side de "Live Forever" (1994). O Oasis em um momento mais psicodélico.


04 - "Fade Away" - B-Side de "Cigarettes And Alcohol" (1994). Por trás de festa cantada em "Cigarettes And Alcohol", o lado B nos brinda com uma música com pitadas New Wave, "Fade Away"


05 - "Half The World Away" - B-Side de "Whatever" (1994). Esta belíssima balada lançada como lado B de "Whatever", cantada por Noel Gallagher e foi tema da série "The Royle Family", exibido pela BBC.


06 - "(It's Good) To Be Free" - B-Side de "Whatever" (1994). Também lançado como lado B de "Whatever", é até hoje cantada por Noel em sua carreira solo. 


07 - "Acquiesce" - B-Side de "Some Might Say" (1995). "Porque nós precisamos um do outro, acreditamos um no outro." Liam e vínculo fraternal de Noel tem sido a mais explosiva saga de amor e ódio na música moderna. 


08 - "Talk Tonight" - B-Side de "Some Might Say" (1995). Esta é uma das muitas faixas acústicas escritas e cantadas por Noel, e foi na época, a canção mais vulnerável que ele já havia tentado. Ele inspirou-se pelo quase colapso da banda em Los Angeles, no outono de 1994, quando Noel saiu sem dizer nada a ninguém e foi para San Francisco, onde lá ficou com uma garota que conheceu em um show anterior.


09 - "Headshrinker" - B-Side de "Some Might Say" (1995). A terceira faixa do single. Desta vez se inclinou para o punk e o fuzz, provavelmente a música mais pesada que a banda já fez.


10 - "Rockin' Chair" - B-Side de "Roll With It" (1995). Música que já foi regravada por Rod Stewart nos leva a uma felicidade melancólica. 


11 - "The Masterplan" - B-Side de "Wonderwall" (1995). Considerada um dos maiores lado B por qualquer banda, foi também o título da coletânea "The Masterplan", lançada com todos os lados B em 1998.


12 - "Round Are Way" - B-Side de "Wonderwall" (1995). Outra joia encontrada no lado B, inspirada pela banda Slade. 


13 - "Step Out" - B-Side de "Don't Look Back In Anger" (1995). Noel foi obrigado a pagar royalties pela semelhança com a música de Stevie Wonder, "Uptight (Everything's Alright)".


14 - "Stay Young" - B-Side de "D'You Know What I Mean?" (1997). 


15 - "Angel Child" - B-Side de "D'You Know What I Mean?" (1997). Outro lado b do terceiro disco é tão fortemente contrastante com seu lado A. Uma pena que nunca tenha sido gravada pela banda.


16 - "Going Nowhere" - B-Side de "Stand By Me" (1997). Mas em outros lugares, era óbvio que as coisas estavam começando a chegar até Noel. Há uma qualidade Bacharachiana linda acontecendo, mas há um desespero que é completamente fora do caráter. Na verdade, é o som de uma crise de meia-vida.


17 - "Let's All Make Believe" - B-Side de "Go Let It Out" (2000). "


18 - "(As Long As They’ve Got) Cigarettes In Hell" - B-Side de "Go Let It Out" (2000). Assim como nessa segunda faixa do mesmo pacote, o tipo de balada que Noel ainda se destaca em por conta própria, mas havia uma aura mais experimental para esta reflexão discreto sobre a mortalidade: "Eu não me importo de não ir para o céu como fazer como eles têm cigarros no inferno".


19 - "Idler's Dream" - B-Side de "The Hindu Times" (2002). O Oasis nunca foi conhecido por compor baladas de piano, mas conseguiram ao compor "Idler's Dream".


20 - "Just Getting Older" - B-Side de "The Hindu Times" (2002). Bem, com certeza ele é mais um a envelhecer. Mesmo assim, nós gostamos dele. Feliz Aniversário Noel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário