sexta-feira, 26 de julho de 2013

Blackberry Smoke - The Whippoorwill (2012)


Dedicado ao meu primo Fábio Brod, profundo conhecedor de Blues.

Os estados do sul dos EUA tem um destaque merecido no mundo da música. No Delta do Mississipi, onde os negros trabalhavam em fazendas de algodão, nasceu um gênero que ficou famoso por cantar aos 4 cantos o sofrimento e as agruras deste povo tão sofrido. Era o Blues

E não é só o Blues que nasceu por lá. O Gospel também. Na Louisiana, a cidade é conhecida pelo berço do Jazz, uma das tantas variações do Blues. Alabama, Texas e Maryland, são o berço do Country Music. E, Alabama, Kansas, Kentucky e Geórgia, são as cidades berço do Bluegrass. E de todas essas misturas de som, nasce um que é poderoso, que é feito por brancos que tocam música de negro e que tem no The Marshall Tucker Band, The Allman Brothers Band, ZZ Top e principalmente no Lynyrd Skynyrd seus maiores expoentes: estou falando do SOUTHERN ROCK (Rock Sulista, Rock do Sul).

Toda essa introdução pra você se situar no som que a Blackberry Smoke faz e nos faz viajar a cada acorde tocado. A Blackberry Smoke surgiu em 2000 na cidade de Atlanta, Geórgia. "Nenhum de nós alguma vez disse: 'Vamos ser uma banda de southern rock, ou uma banda de bluegrass, ou uma banda de country', explica Charlie Starr (vocalista). "Nós todos amamos o Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd e os Stones e The Faces e Hank Williams e Bill Monroe. Não é sobre que tipo de música, desde que seja bom e honesto".



Esta foi a melhor forma de traduzir o som que a Blackberry Smoke faz. Sem ranhuras. Simples e direto. A banda lançou 03 discos até agora. Eles preferem viver na estrada, levando seu som aos 4 cantos, em alto e bom tom , pra quem quiser ouvir e ver. Na média, eles fazem 275 shows por ano. Faça as contas, são mais de 9 meses na estrada. 

Isso só reforça a criatividade dos caras, que ano passado lançou "The Whippoorwill" (N. do E.: Curiango é uma ave de hábitos noturnos, também conhecida como bacurau. É uma gíria usada para uma pessoa que costumeiramente dorme muito tarde e passa a noite em claro). O disco é bom do início ao fim, sem pestanejar. Já na faixa de abertura com "Six Ways To Sunday" (alguém aí notou a semelhança com o Lynyrd Skynyrd?), seguida de "Pretty Lies", que fala sobre o amor e todas aquelas mentiras que ficam pelo caminho.

"Everybody's Knows She's Mine" também é outra que canta sobre o amor, um tema recorrente neste álbum. "One Horse Town" é uma balada que fala sobre a vida em uma cidade pequena e os sonhos que as grandes cidades geram. "Ain't Much Left Of Me", talvez a melhor do disco, teve um lyric video divulgado recentemente e você já viu aqui no blog.

Segue o disco com a faixa título, "Lucky Seven", "Leave a Star" (a faixa mais rock and roll do álbum), "Crimsom Moon", "Ain't Got The Blues", "Sleeping Dogs", "Shakin' Hands With The Holy Ghost" e "Up The Road".

Um disco perfeito para uma época perfeita. Costumo dizer que a vida é feita de momentos, sejam eles bons ou ruins. Eis aqui um momento perfeito para curtir a fase boa da vida. Blackberry Smoke. Curta abaixo que você não vai se arrepender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário