segunda-feira, 29 de julho de 2013

Da série qualquer semelhança...


Que o Dream Theater é uma das melhores bandas do gênero, senão "a" melhor, disto eu não tenho nenhuma dúvida. E que as influências deles são muito nítidas em todos os seus álbuns, isso é evidente. Tanto que eles já homenagearam seus ídolos tocando álbuns clássicos na íntegra; The Number Of The Beast do Iron Maiden, The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, Master Of Puppets do Metallica.

Em 1997, eles lançaram (pra mim) o álbum mais legal deles, o injustiçado "Falling Into Infinity". Injustiçado porque era um álbum mais comercial, sem o experimentalismo que marcou a banda. E isso não agradou a muitos fãs.

Particularmente, eu acho que é o álbum mais legal deles, pois mostra um amadurecimento, tanto musical quanto comercial, provando que os caras poderiam fazer o que bem entendessem a hora que bem quisessem.

É deste disco que temos a bela "Peruvian Skies", que você ouve logo abaixo:



Acontece que, em 1996, outra banda lançou um discaço que também deixou dividido a maioria de seus fãs. Sendo um dos expoentes do Trash Metal e tendo lançados clássicos como Ride The Lightining, Master Of Puppets e o famoso Black Album, o Metallica surpreendeu à todos nesse ano lançando "Load".

Com cabelos cortados, rímel e com algumas tendências suspeitas (puro marketing), Load foi duramente criticado pelos fãs e mídia especializada, gerando uma desconfiança muito grande com todos. O que o Metallica estava querendo provar? A mesma coisa que o Dream Theater, que eles poderiam  fazer o que bem entendessem a hora que bem quisessem. E foi isso que aconteceu.

Em 1996 lançaram "Load", um baita disco, um de meus preferidos do Metallica. Recheado de riffs mas mais arrastado, é aqui que temos "Bleeding Me", que você ouve logo abaixo.


Conseguem notar a semelhança. Há um ditado que aprendemos nas aulas de química que diz: "na natureza nada se cria, tudo se copia". Qualquer semelhança é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário