sexta-feira, 6 de junho de 2014

Assita "Fardado", novo clipe do Titãs


Guardem bem esse nome: "Nheengatu". Esse é o nome do décimo oitavo disco da carreira dos Titãs. E com ele, a retomada de uma sonoridade que começou com "Cabeça Dinossauro" e terminou em "Titanomaquia". De lá pra cá, a banda ensaiou alguns acordes poderosos, passeou pelo pop, pelo romantismo, conseguiu a graça máxima com o seu "Acústico". 

Mas aquela sonoridade, esquecida em 1991 está de volta. Peso, letras sujas e pesadas. Crack, fome, miséria, pedofilia, racismo e machismos são mazelas cantadas por cima de guitarras sujas de punk rock. De repente, Paulo Miklos dá uma gargalhada malévola antes de gritar "caralho" com a boca colada no microfone.

E tudo isso foi feito sem contrato com nenhuma gravadora, totalmente independente e foi feito a parceria de distribuição pela Som Livre, inédita até então para o mercado brasileiro. As 11 novas faixas contam com a produção de Rafael Ramos, e devolveu a personalidade agressiva e punk do início da carreira - abusando, inclusive, de palavrões nas letras.


Logo de cara, "Fardado" - que pode ser considerado uma espécie de "Polícia II" -  constrói versos com gritos imperativos que marcaram os cordões de isolamento entre manifestantes e policiais nos protestos: "Você fardado / Também é explorado". Uma das letras mais emblemáticas, "Quem São Os Animais?" tem fôlego para questionar a homofobia: "Te chamam de viado / De sujo e incapaz / Te chamam de macaco / Quem são os animais?". Tudo isso ao som de riffs fodidos e envenenados.

E é justamente assim, com esse novo fôlego, que os quatro remanescentes acabam de lançar o primeiro vídeo clipe. Assista e ouça abaixo "Fardado". O disco é um forte candidato a melhores do ano. Nos headphones no volume máximo d-_-b...


Nenhum comentário:

Postar um comentário