segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dire Straits: Como fizemos BROTHERS IN ARMS


Em seu 30º aniversário, olhamos para trás no álbum que transformou o Dire Straits na maior banda de rock britânica dos anos 80.

Em Novembro de 1984, Mark Knopfler reuniu o Dire Straits no Air Studios, na ilha caribenha de Montserrat para fazer seu quinto álbum de estúdio. Posteriormente lançado em 13 de maio de 1985, "Brothers in Arms" provou ser um fenômeno; Ele liderou as paradas em todo o mundo e passou a ganhar dois Grammy e um Brit Award. Até o momento, ele passou mais de 30 milhões de cópias, nada mau para um álbum lançado por um vídeo de um cara gordo em desenhos animados gemendo que estreou na MTV. Este é um trecho de como o oitavo álbum mais vendido na história da gravação britânico foi feito ...

Ed Bicknell [Manager]: "Em todo o tempo que eu trabalhei com ele, eu nunca pedi a Mark qual seria o próximo registro da banda. Ele me dizia quando queria. Na corrida para Brothers in Arms, ele estava fazendo a trilha sonora do filme Cal. Nós estávamos nos dirigindo para o estúdio um dia e ficamos presos no trânsito. Ele se virou para mim e me pediu para chamar os caras até porque ele tem algumas músicas juntos. Lembro-me de descer para os ensaios e ouvir "Money For Nothing pela primeira vez. Quando eu era um agente que eu tinha feito uma turnê com ZZ Top e eu era um grande fã desse tipo de tom de guitarra distorcido que Billy Gibbons usa. Eu posso estar errado, mas eu tenho um sentimento Mark poderia ter sido a ouvir um pouco de ZZ Top. Eu pensei que a música em si pode ser um pouco de um hit, mas ninguém poderia ter previsto o que aconteceria com esse álbum".

John Illsley [baixo]: "Nós passamos muito tempo nos ensaios brincando com idéias diferentes e, por isso, tivemos bastante tempo de ensaio até chegarmos no Estúdio Monserrat para iniciarmos a gravação. Em seguida, tivemos um problema com a máquina de fita depois de três semanas de estar lá. Durante a noite, a máquina de rolo de fita digital decidiu "limpar" algo como 70 por cento de todo o material que tínhamos gravado. Este foram os primeiros dias do digital e nós tivemos que começar a gravar tudo de novo".


Alan Clark [teclados]: "Naquele tempo, Monserrat era como Shangri-La. Era o lugar mais bonito e calmo que você poderia desejar para visitar. Acabamos ficando com Omar Hakim na bateria para esse álbum e nós cortamos as faixas de apoio em cerca de uma semana. Mark queria ouvir a faixa de bateria em primeiro lugar e então nós construímos todo o o resto da música a partir daí. Ride Across The River e Why Worry foram feito assim. Tivemos a sensação de que Money for Nothing ia ser um riff de guitarra clássica desde a primeira vez Mark a tocou".

Ed Bicknell: "Eu também me lembro de ouvir Your Latest Trick em Monserrat, que foi a única vez que dei um palpite em algo. Ela foi originalmente interpretada pra ser um número jazz bee-bop e não estava evoluindo, não houve groove. Sugeri então a Mark experimentá-la como uma bossa-nova e fazer uma das batidas para fora, que é o que eles fizeram. Walk of Life não ia estar no álbum. Eu entrei no estúdio em Nova York, quando Mark e [produtor] Neil Dorfsman foram remixar a faixa e eu não tinha ouvido falar dela. Mark disse que era um B-side. Eu disse a ele que era uma música de sucesso em um B-side e deve estar no álbum. Na verdade, foi uma venda única em todo o mundo maior do que Money for Nothing. Mark era um grande fã dos animais, quando ele era criança e costumava ir vê-los em Newcastle City Hall. Alan Price costumava jogar um órgão 'Farfisa' e Mark estava olhando para recriar o som do que na extremidade dianteira de Walk of Life".


John Illsley: "A turnê de Brothers In Arms foi um grande problema. Era uma percepção de que a banda chegou a um ponto que foi bastante singular e no principal nós gostamos. Nós fizemos as músicas Brothers in Arms como um encore e um arrepio percorria minha espinha a cada noite quando nós a tocávamos. Eu estava falando sobre aqueles momentos com Mark apenas outro dia. Você não pode voltar atrás e repetir que tudo de novo: é melhor deixar essas boas memórias intactas".


Matéria original publicada na Classic Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário